ZEMA

Projeto que cria a ZEMA ganha mais um apoio em Brasília

O Projeto de Lei que cria a Zona de Exportação do Maranhão (ZEMA) continua ganhando apoio pela Esplanada dos Ministérios. Nesta segunda-feira (08), foi a vez do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, que recebeu o autor da proposta, senador maranhense Roberto Rocha (PSDB-MA), para conhecer o plano que pode mudar completamente a face econômica e social do Maranhão.

A proposta do parlamentar torna São Luís uma área de livre comércio, onde empresas nacionais e internacionais receberiam incentivos econômicos para se instalarem no estado, e tudo que for produzido por elas seria destinado exclusivamente para a exportação. O resultado é a dinamização econômica com geração de milhares de postos de trabalho ao povo maranhense e a redução das desigualdades regionais que assola o País.

“Na medida certa, a ZEMA pode representar um novo ciclo gigantesco de crescimento econômico, por meio da instalação de empresas e fábricas de toda natureza aqui. O povo quer emprego para ter uma vida e um futuro melhor. Quando criamos incentivos e ambiente com segurança jurídica, empresários do mundo inteiro vem para cá e investem em nós”, explicou o senador.

O ministro defendeu que o projeto seja aprovado o mais rápido possível no Congresso Nacional. Ele também enxerga que a proposta é bastante inovadora e capaz de ser a verdadeira redenção do Maranhão.

Ao ser instalada, a Zona de Exportação do Maranhão torna o Complexo Portuário do Itaqui em um hub de comércio mundial, com uma proximidade sobre os principais mercados do mundo, como Estados Unidos, Europa e Ásia, através do canal do Panamá. “As vantagens logísticas e a localização geográfica do Itaqui tornam o Maranhão um lugar privilegiado para exportações. Logo, o estado vira referência mundial na instalação de multinacionais”, afirmou Roberto Rocha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *